CUIDADOS AO PROVISIONAR E ARMAZENAR ALIMENTOS
- Sandra Trevisan

- 19 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2020

Uma das melhores formas de organizar a nossa despensa é planejamos.
Para isso precisamos ter em mente:
Para quanto tempo pretendemos nos abastecer?
Para quantas pessoas?
O que temos em casa?
Onde e como iremos armazenar os alimentos?
👉 Comece fazendo uma boa faxina e listando tudo o que têm em casa, observando prazos de validade e estado de conservação de todos os gêneros alimentícios.
👉 Organize e disponibilize potes com tampas, cestos, sacos plásticos ( tipo ziplock). Faça espaços nos armários e despensa que sejam arejados, secos e sem luz direta.
Definidas as quantidades, e listada sua REAL necessidade, para os dias que pretende provisionar sem prejudicar aos demais ( sempre e principalmente, de acordo com seu bom senso ) vamos escolher os alimentos:
Frutas e Vegetais frescos
Tente encontrá-los em diferentes tempos de maturação - dos maduros aos muito verdes - quantidades suficientes( você sabe quando o pessoal lá na sua casa come 😉)
🍎 Frutas mais resistentes: cítricas em geral, maçã, pera, banana verde, mamão verde.
🥬 Hortaliças mais resistentes: repolho( esse dura muito ), couve, pra pro nobis e taioba ( pancs veja o post) - Se optar por congelar, lave, pique e separe em porções individuais e lembre que sempre poderá perder vitaminas hidrossolúveis )
🥕 Legumes mais resistentes: beterraba, cenoura, nabo, rabanete.
Todos os hortifruti deverão ser higienizados com água e gotas de vinagre, assim que trazidos da compra. Armazenados limpos e secos em sacos plásticos, redinhas e cestos em local arejado e longe da luz e calor excessivos( quando não puderem ser refrigeradas por falta de espaço). As que não puderem ser lavadas como bananas, passe uma escovinha delicadamente.
Carnes, Aves e Peixes
Se puder, compre frescos e congele já em porções adequadas para o consumo familiar. Se precisar racionar sempre pode incrementar a preparação com vegetais, grãos e "fazer render" a quantidade.
Ovos
Podem durar algumas semanas mesmo fora da geladeira!
Lave-os bem e já aproveite, ao colocá-los de molho numa bacia, para descartar aqueles que boiarem. Seque um a um e passe uma camada finíssima de vaselina em cada um deles. Armazene na própria embalagem para ovos e a cada 2 ou 3 dias vire-os de lado para que a gema se mantenha no centro.
👉 atenção: Essa informação NÃO É CIENTÍFICA mas eu aprendi com amigos velejadores e quando fizemos nossas travessias oceânicas funcionou perfeitamente 😉⛵️(alimentação a bordo de veleiro - veja o post)
Batatas e Tubérculos
Escolha as bem firmes, e se precisar deixar fora da geladeira, armazene em local bem arejado mas longe da luz e de dias em dias as coloque para tomar uns 15 minutos de sol! Se aparecer um ou outro brotinho, tudo bem, arranque e já coloque na vez para o consumo.

Arroz, Grãos e Farinhas (massas, cuscuz, fubá, trigo, aveia,etc)
Duram muito mas infelizmente os carunchos também adoram essas valiosas fontes de carboidrato.
👉 Armazene em potes de vidro ou plásticos bem limpos e secos (vale até garrafa tipo pet). Acrescente folhas de louro (apenas uma ou duas para cada quilo de alimento).
O louro ajuda a afastar e prevenir os bichinhos além de dar um aroma todo especial.
Lembre de etiquetar os potes, na hora H sempre ajuda a localizar mais fácil o que procura.








Comentários