PANC
- Sandra Trevisan
- 2 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de set. de 2018
Já ouviu falar nas PANCS ( plantas alimentícias não convencionais) ?
Exatamente o que o nome sugere, são verdadeiras riquezas nutricionais do nosso país variando de acordo com cada região e deveriam ser consumidas na rotina alimentar. Por vezes parecem matinhos e são confundidas com ervas daninhas mas podem não apenas nos alimentar como curam doenças e tem propriedades nutricionais que ajudam a equilibrar nosso organismo.

Algumas comuns aqui no sul do Brasil são :
ORA PRO NOBIS : espinhosa no caule, mas com folhas suculentas e saborosas, utilizada em forma de cremes ou massas , rica em proteína vegetal além de micronutrientes diversos. Pode ajudar a regular o sistema digestivo e intestinal e como promove saciedade pode auxiliar no processo de emagrecimento. Tem alta concentração de ferro sendo indicada para tratamento de anemia.
BELDROEGA : Saborosa em saladas, rica em vitamina C , antocianina , vitaminas do complexo B e é importante fonte (acredite...)de ômega 3 além de minerais como : magnésio, manganês, cálcio, ferro e potássio. Tem amplo uso medicinal com ação antibacteriana e anti- inflamatória.
As raízes são amargas mas as folhas e caules podem ser consumidas crus ou cozidos em pratos variados.
TANCHAGEM : Essa está por todos os lados, misturada a couves, alfaces, e cebolinhas.
Ideal consumir as folhas mais novas que tem textura suave e podem incrementar saladas e refogados. Pesquisas científicas comprovaram que tem poderosa anti-inflamatória.
BELDROEGA: Rica em potássio, cálcio, magnésio, vitaminas A, B e C. Tem ação diurética, anti-inflamatória e analgésica. Excelente para problemas no fígado e rins.
Pode ser usada em sumos, chás, saladas, sopas e refogados.
Pancs, valorizam o potencial cultural e social da agricultura orgânica e biodiversidade vale a pena conhece-las e introduzi-las à nossa mesa.
댓글