Navegando e comendo saudável
- Sandra Trevisan
- 2 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de fev. de 2023
Como planejar e preparar alimentos a bordo de um veleiro?

Há muitos anos vivemos a bordo ⛵️. Eu e meu marido temos uma longa história pelo mar...navegando as vezes por muitos dias seguidos, preciso planejar nossa alimentação para longos períodos.
Provisionando o barco e preparando os alimentos na minúscula cozinha (embalada por ondas, as vezes bastante animadas) descobri que a culinária pode ser muito simples e nutritiva!
A comida é o que levanta a moral a bordo, principalmente em dias frios e chuvosos, manter-se bem alimentado pode fazer toda a diferença para tripulação.
De acordo com o que se tem de proteína (peixe, carnes, aves ou ovos), recomendo escolher um carboidrato de acompanhamento e pelo menos um alimento colorido.
De acordo com os dias que se pretende estar no mar, até o próximo desembarque para compras, o consumo deve respeitar a ordem dos alimentos de mais para menos perecíveis. Por exemplo: repolhos, tubérculos e limões podem durar muito mais que alface, tomates e frutas (como morangos que pedem consumo imediato).
Dessa forma, planeja-se de acordo também com a provável durabilidade desses alimentos, pois o próximo mercadinho pode estar a muitas milhas de distância.
Administrando recursos preciosos como água e energia, quanto menos louça para lavar e uso de geladeira melhor! Então, também pode fazer toda a diferença o uso inteligente dos utensílios de cozinha, de forma a otimizar o trabalho e sujar o mínimo de louça possível. Por exemplo, a mesma tábua pode ser utilizada primeiro para o corte de vegetais e por último carnes, não sendo necessário lavá-la entre as etapas. Qualquer gota de água doce faz diferença...
👉Preparações que usam uma única panela, como risotos, guisados e ensopados facilitam muito. E uma ter uma boa panela de pressão de bordo, é um item quase obrigatório nessa cozinha.

Esse sempre é um desafio para quem quer uma alimentação saudável e vive administrando poucos recursos, como água e energia: preparar comida fresca e de verdade! Sem se render às comidas instantâneas, processadas e ultra processadas e dessa forma garantir um bom estado nutricional aos tripulantes.
Conheça como a nossa história começou...
Commentaires