top of page

Alimentos protetores do CORAÇÃO

  • Foto do escritor: Sandra Trevisan
    Sandra Trevisan
  • 2 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de set. de 2018

Esses são alguns dos alimentos ricos em substâncias que protegem as artérias e o coração e devem fazer parte da nossa dieta como aliados à boa saúde.


Salmão : Rico em Ômega 3 que evita a formação de placas nas artérias é um alimento de alta proteção cardiovascular. Versátil na culinária pode ser consumido como prato principal mas também para compor saladas, massas e sanduiches .

Linhaça : Sementinha poderosa e super funcional, que além de proteger o coração pode reduzir o risco de algumas doenças pois melhora a defesa do organismo. Recomendo que seja sempre consumida moída e na coloração dourada. Basta uma colher( de sobremesa rasa) ao dia.



Abacate: Com alto valor calórico atua como protetor das doenças cardiovasculares justamente por causa da sua gordura do tipo monoinsaturada. Além de fitosteróis a glutadiona muito concentrada da fruta é um poderoso antioxidante.

Maçã: Rica em pectina, uma fibra solúvel que impede a absorção de gorduras, ajuda a eliminar o colesterol ruim e também reduz a glicemia sanguínea. Uma fruta saborosa perfeita para complementar os lanchinhos ou para a ceia.

Leguminosas: Grãos como feijões, lentilha, grão de bico são ricos em fibras, Ômega 3 e cálcio. Ótimos como fonte de carboidratos, utilizados também para sopas e saladas.

Aveia: Composta por fibras solúveis e insolúveis, auxilia na redução do colesterol ruim e glicemia, prevenindo doenças cardiovasculares. Também auxilia muito no funcionamento intestinal, inclusive podendo reduzir o risco de câncer no intestino.

Oleaginosas: Fonte de gordura monoinsaturada, elas favorecem o bom colesterol (HDL) além de serem “super alimentos” pois contém nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Azeite de Oliva: O chamo de alimento dos Deuses, traz vários benefícios para a saúde mas o principal é a proteção ao coração. Tem grandes quantidades de gordura monoinstaurada (ômega 9) o que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e também dos triglicerídeos.

Comments


bottom of page